Resumo>: A permeabilidade ao ar é um importante índice de desempenho que determina se um tecido é confortável ou não. Neste documento, o testador de permeabilidade ao ar Labthink TQD-G1 é usado para testar a permeabilidade ao ar de uma vestimenta específica. Também descreve brevemente o processo de teste, apresenta parâmetros de acabamento, escopo de aplicação e outras informações que podem servir de referência para a indústria têxtil testar a respirabilidade dos produtos.
Palavras-chave>: permeabilidade ao ar, permeabilidade ao ar, permeabilidade ao ar, testador de permeabilidade ao ar, têxteis, tecidos, fluxo constante para medir pressão diferencial, pressão diferencial constante para medir fluxo
< >1>, Significância>
A permeabilidade ao ar é um índice físico que caracteriza a permeabilidade ao ar na amostra examinada, principalmente com manta porosamateriais como permeabilidade ao ar Para materiais maiores, como têxteis, esponjas, couro, etc. torção, propriedades da fibra, estrutura do fio, espessura do tecido e outros fatores. Dependendo do uso pretendido do tecido, são necessários diferentes níveis de permeabilidade ao ar. Por exemplo, a permeabilidade ao ar do tecido usado para pára-quedas deve ser rigorosamente controlada dentro da faixa especificada. Se a permeabilidade ao ar for muito grande, o pára-quedas não pode ser totalmente inflado. A estabilidade do tecido é ruim ou mesmo danificada; e é necessária uma permeabilidade ao ar relativamente alta para o tecido usado como carpete. Mesmo sendo todos tecidos para roupas, a permeabilidade ao ar deve ser modificada para mantê-lo confortávelpara garantir o conforto. Por exemplo, a permeabilidade ao ar das roupas de verão deve ser grande e ter boa dissipação de calor, enquanto a permeabilidade ao ar dos casacos de inverno deve ser pequena para garantir o conforto das roupas. Melhore o efeito térmico. Portanto, a permeabilidade ao ar adequada é um dos pré-requisitos para um bom desempenho do tecido.
Figura 1 Substâncias para diferentes aplicações
2>, status quo>
< Atualmente, existem principalmente dois métodos de teste de permeabilidade ao ar, ou seja, o método de medição de pressão diferencial de taxa de fluxo constante e o método de medição de taxa de fluxo de diferença de pressão constante. A permeabilidade ao ar dos tecidos é baseada principalmente no método de medição de fluxo a uma diferença de pressão constante. /T 5453-1997 Determinação da permeabilidade ao ar de tecidos têxteis.3>, padrão de teste>
Material de tecido para uma marca de roupas específica.
4>, Equipamento de teste>
4.1 Princípio de teste
Uso este dispositivo pode usar dois métodos para testar a permeabilidade ao ar da amostra. Os princípios de cada método são:
Método de diferença de pressão de fluxo constante: Depois que a amostra é fixada, ajuste o fluxo de ar para tornar o fluxo de ar vertical estável através da amostra um fluxo constante e, em seguida, teste a diferença de pressão em ambos lados da amostra sob esta condição e, em seguida, calcule a resistência do fluxo de ar e outros parâmetros.
Método de fluxo para medir a diferença de pressão constante: Depois de prender a amostra, ajuste a pressão para que haja uma diferença de pressão constante em ambos os lados da amostra e meça o fluxo de ar fluindo verticalmente pela faixa especificada dos fluxos de amostra dentro de um determinadommte período de tempo para calcular a permeabilidade ao ar e outros parâmetros da amostra.
4.2 Escopo
(1) Adequado para testar a permeabilidade ao ar e a resistência ao ar de materiais em interiores de automóveis, como, por exemplo, B. poliuretano, PVC, couro, têxteis, não-tecidos, etc.
(2) É adequado para o teste de permeabilidade ao ar de materiais elásticos porosos de alto polímero, como esponjas.
(3) Adequado para testes de permeabilidade ao ar de materiais têxteis, como tecidos, tecidos não tecidos, etc.
(4) Aplicável a testes de permeabilidade ao ar de materiais de couro.
(5) Também pode ser estendido para o teste de permeabilidade ao ar de materiais de papel, como papel de seda de uso diário, rolo de papel, etc.
(6) Pode atender a muitos padrões nacionais e internacionais, como ISO 9237, ISO 4638, ISO 5636, IOS 10655, IOS 5453, IOS 4689.22, IOS 13764, ASTM D737 , TAPPI T460, JIS P8117, etc.
4.3 Parâmetros do dispositivo
PtA faixa de medição da pressão diferencial está entre 0 e 1 kPa e a faixa de medição da vazão está entre 0 e 1800 l/h.
Pressão diferencial constante e fluxo constante são dois métodos de medição que o usuário pode escolher livremente.
Sensores eletrônicos de fluxo de ar e pressão de ar de alta precisão garantem a precisão dos dados de teste.
O sistema usa o controle do microcomputador, uma tela de cristal líquido com uma interface de menu e um painel de controle de PVC, que é conveniente para o usuário operar, testar a operação e visualizar os dados.
5>, Método de teste>
(1) Corte 10 amostras de 12 cm de diâmetro da superfície do tecido Amostra .
(2) Prenda a amostra cortada no testador de permeabilidade ao ar.
(3) Ajuste a válvula de controle de pressão para ajustar a diferença de pressão em ambos os lados da amostra. Se a diferença de pressão em ambos os lados da amostra dQuando um valor definido é alcançado, o teste é interrompido e o dispositivo exibe automaticamente a taxa de fluxo de ar que passa pela amostra sob a diferença de pressão definida.
(4) Repita as etapas (2) e (3) até que todas as 10 amostras sejam testadas.
6>, Resultados do teste>
A permeabilidade ao ar de 10 amostras foi de 13,15 l/min e 13,36 l/min, respectivamente pelo menos 13,60 L/min, 13,13 L/min, 13,11 L/min, 13,29 L/min, 13,53 L/min, 13,48 L/min, 13,29 L/min, 13,35 L/min.